Intercâmbio na África do Sul

O Humberto Matos tem 31 anos e fez intercâmbio na África do Sul. Ele é designer e idealizador de um projeto muito legal de arte sustentável, chamado O Lixo Vira Arte.

Quanto tempo durou seu intercâmbio? O que você foi fazer lá?

Fui para Cape Town estudar inglês durante três meses, em 2012/13. Estudei na Cape Studies, uma excelente escola localizada no bairro de Green Point. A principio eu pensava em ir para o Canadá ou Estados Unidos, porém a ICCE (agência que intermediou meu intercâmbio) que me mostrou outras alternativas de intercâmbio, como Austrália, África do do Sul, Irlanda… Escolhi a África do Sul por ser um país colonizado pelos Ingleses e Holandeses, então o inglês ensinado nas escolas é Britânico. Além disso, o clima é muito parecido com o do Brasil e o real vale 4 vezes mais que o rands, a moeda Africana.
Nós temos a impressão que os melhores países para intercâmbio são somente Canadá e Estados Unidos, porém o mundo é muito grande e cheio de surpresas e existem intercâmbios para todos os gostos e bolsos.
Qual foi a melhor e a pior parte da sua viagem?
A pior parte foi tentar me socializar no começo do intercâmbio. Eu não falava inglês muito bem, e ficava com vergonha de conversar na escola, porém depois de 2 semanas eu já estava enturmado.
A melhor parte foram as pessoas que conheci. Tive a felicidade de conviver com uma família Sul Africana muito legal e especial, os amigos que fiz de vários países e professores excelentes.
Quais as principais diferenças e semelhanças entre o Brasil e a África do Sul?
O clima é parecido, porém na praia a água é muito gelada e chega a 11 graus, ouvi dizer que a corrente vem das geleiras derretidas da Antártica. A paisagem de Cape Town é um misto de montanhas, praias e floresta. A cidade também passou por um fato histórico, o Apartheid, onde negros e brancos não podiam conviver juntos. A casa onde eu morei em Green Point ficava no alto e sempre que eu abria a janela do meu quarto eu via a Robben Island, local onde Nelson Mandela ficou preso por 28 anos. Eu, como negro que sou, fui muito feliz por ter vivido essa experiência.
O que tem de mais legal para um viajante conhecer e/ou fazer na cidade?
Tem muita coisa legal na cidade, mas as principais são: Table Mountain que é cartão postal da cidade; as praias belíssimas: Camps Bay, Clifton, Boulders Beach, a praia dos pinguins, Noordhoek Beach; Long Street, a rua das baladas no centro; Waterfront; Green point Stadium.
Tem alguma comida típica que você acha que todo mundo deveria experimentar?
Frutos do mar de todos os tipos, são muito baratos. Cervejas e vinhos são muito bons também.
Se eu for para Cape Town, eu não posso deixar de…
Se divertir, estudar, tomar bons drinks, ir a balada e ser feliz, são tantas coisas que existem em Cape Town… O lugar é um paraíso na Terra.
Leia também:
Safári na África do Sul, no blog Atravessar Fronteiras
Share
    Published by
    Débora Resende