Qual sua cidade preferida no mundo?

Já me fizeram essa pergunta algumas vezes e eu sempre achei muito difícil responder, apesar de nunca ter tido dúvidas de que Nova York é minha cidade preferida no mundo! Existem outras cidades que disputam acirradamente essa posição, mas a “capital do mundo” me encanta profundamente. Eu sou apaixonada por cidades grandes, e todos aqueles arranha-céus, lojas, buzinas e o mar de pessoas caminhando apressadas fizeram com que NYC se tornasse minha cidade preferida! Parece loucura, né? Tenho certeza que a maioria das pessoas nem teria vontade de conhecer uma cidade com essas descrições, se não soubesse qual é.

Não sei se é por causa dos filmes que eu cresci assistindo, mas eu sempre sonhei em morar em Nova York e depois de conhecer a cidade esse sonho cresceu ainda mais. É uma cidade onde você pode ser quem você é e se vestir como quiser sem ser julgado, onde você pode se perder em meio aos prédios ou respirar um ar puro em meio à natureza. São tantas atrações e tantos lugares incríveis nessa cidade, que eu nem consigo descrever. Espero ter a oportunidade de voltar muitas e muitas vezes!
Mas, tem quem odeie NYC pelos mesmos motivos que me fazem amar a cidade e tem quem ame outras cidades por razões completamente diferentes. Então, resolvi perguntar a alguns amigos blogueiros que já viajaram bastante:

Qual sua cidade preferida no mundo?

Roma – Itália
Afonso Solak do blog “The World by Fon
Uma metrópole que foi o berço de uma civilização proeminente no mundo ocidental, que viu nascer religiões, artistas, cientistas e pensadores, das mais diversas áreas e e em diferentes épocas. Dito isso, concordemos que ela merece ao menos o título de “Respeitável”, quando não “Importante”. Do meu mais sincero ponto de vista, “Fundamental”. Leia mais sobre Roma no blog do Afonso.
Florença – Itália
Nini Ferrari do blog “A Path to Somewhere

Eu sou apaixonada por diversas cidades e cada uma por um motivo especial, mas a que mais me faz suspirar ao lembrar é Florença na Itália. Em 2014 passei 3 meses morando por lá para tirar minha cidadania italiana e essa foi uma das fases mais felizes da minha vida. A cidade é charmosa, respira arte e história e ainda tem muitos atrativos, bons restaurantes e museus que deixam muita cidade grande para trás. Além disso, a região toda da Toscana é encantadora e Florença é uma ótima base para explorá-la. Não me canso de revisitá-la. Leia mais sobre Florença no blog da Nini.
Paris – França
Gisele Prosdocimi do blog “Destinos por onde andei
Neste post descrevo o meu deslumbramento na chegada à Paris, que foi a primeira cidade que conheci em minha primeira viagem internacional. Duas emoções fortes, porque viajar para fora do país já é uma emoção incrível, ainda mais conhecer a Cidade Luz e visitar o Museu do Louvre logo no primeiro dia! Alguns anos depois segui este caminho sem volta e que me realiza muito e a culpada de tudo isso é Paris, mon amour!!! Leia mais sobre Paris no blog da Gisele.
Barcelona – Espanha
Laise Nascimento do blog “Coordenadas do Mundo
Barcelona é minha queridinha desde a primeira vez que pisei meu pés nela. Fui à capital da Catalunha de férias e decidi que depois de um mês voltaria pra ficar pra sempre. E assim foi. Vivi na cidade de Gaudí por 7 anos antes de me mudar pra Austrália há 4 anos. A saudade das suas ruas, da sua comida e da sua agitação nunca me fez desistir de voltar. Barcelona tem tudo que eu mais gosto numa cidade: belíssima arquitetura, super multicultural e com uma gastronomia incrível. Ela é e sempre vai ser a número 1 em minhas cidades preferidas no mundo. Leia mais sobre Barcelona no blog da Laise.
Katmandu – Nepal
Herbert Terra do blog “To perambulando
Katmandu era só o ponto de partida para um trekking ao Campo Base do Everest, mas, os quatro dias que fiquei na cidade, foram suficiente para me encantar com sua cultura e principalmente seu povo. É impossível aproveitar o que o Nepal tem a oferecer sem conhecer um pouco de sua religiosidade que está presente de forma muito intensa no dia-a-dia dessa gente. Conhecer o cotidiano da cidade requer um passeio a pé pela Durbar Square, a praça do antigo palácio real, um lindo conjunto arquitetônico com o palácio e inúmeros templos, que eram sedes dos reinos do Nepal, antes da unificação. É tombada pela UNESCO como patrimônio mundial. Infelizmente foi afetada pelo terrível terremoto de 2015 e muitos dos seu templo foram destruídos, mas com a ajuda externa esta sendo reconstruída. Leia mais sobre Katmandu no blog do Herbert.
Veneza – Itália
Livia Bellotti do blog “Caixa de viagens
A “Minha cidade preferida no mundo” é Veneza. Ela é linda, romântica, única e de uma energia contagiante! Me conquistou no primeiro dia em que a conheci! Passear pelas suas ruas estreitas onde não precisamos nos preocupar nem com bicicletas, admirar seus casarios e monumentos, parar para ouvir os sinos das igrejas tocando, cruzar suas inúmeras pontes, desfrutar das belíssimas paisagens e, além disso tudo, ser rica em história e arte, faz de Veneza um lugar prazeroso e instigante! Estar em Veneza me deixa muito feliz e repõe minhas energias. Sempre que a visito tenho lugares novos para conhecer, novidades para ver e volto para casa com histórias para contar! Veneza é tudo de bom! Leia mais sobre Veneza no blog da Livia.
Medellín – Colômbia
Murilo Paganini do blog “Volto Logo
Diversos fatores contribuem para que Medellín, na Colômbia, seja a minha cidade favorita no mundo. Além do lugar em si, acredito que as amizades que você faz e as experiências que vive, também influenciam muito em uma escolha desse tipo. E é por isso que Medellín mora no meu coração. Foi lá onde eu realizei um intercâmbio voluntário e onde morei por mais tempo depois da minha casa. Lá eu fiz grandes amizades, tive o prazer de ensinar um pouco da nossa língua e da nossa cultura para os colombianos e fui recebido com muita simpatia por eles. As comidas deliciosas e as festas animadas fizeram com que eu não sentisse saudade do meu Brasil. Além disso, o que não falta por lá são parques e atrações ao ar livre para se divertir com os amigos. Afinal, na cidade da Eterna Primavera, ficar dentro de casa é uma tremenda injustiça com ela. Leia mais sobre Medellín no blog do Murilo.
Villa la Angostura – Argentina

Adriana Magalhães do blog “Atravessar fronteiras

Uma rua charmosa, com lojinhas, restaurantes e casas de deliciosos chocolates. Ruas laterais simples, de terra, tudo muito simples. A moldura são montanhas belíssimas dos Andes, totalmente nevadas no inverno. Essa cidadezinha é Villa la Angostura, uma vila como o próprio nome diz. Ela é chamada de O Jardim da Patagônia e fica às beiras do majestoso lago Nahuel Huapi, nas portas da patagônia argentina. Villa la Angostura fica somente a 80 km de Bariloche, mas a pequena distância é uma das poucas coisas que aproxima as duas cidades. Bariloche e seus mais de 150 mil habitantes é uma metrópole perto de Villa, que tem algo em torno de 11 mil habitantes. Tanto faz: inverno ou verão, Villa la Angostura é uma delícia. Já fui em todas as estações do ano (acabei de voltar da minha nona vez). Te garanto: em qualquer época, você vai se encantar com a belíssima natureza e com a gente hospitaleira. Baixe o guia de Bariloche e Villa la Angostura no blog da Adriana.


Gramado – RS/Brasil
Aline Dias do blog “Vem que te conto
Gramado é uma cidade encantadora, super bem cuidada, totalmente pensada para o turismo. Possui lindas paisagens! Arrisco dizer que não existe lugar feio em Gramado. Agrada todos os tipos de públicos, desde adultos em lua de mel até famílias com crianças pequenas. Possui muitos parques e museus, tanto a céu aberto quanto em espaços fechados. Ótima rede hoteleira que vai desde pequenas e simples pousadas até luxuosos hotéis 5 estrelas. A gastronomia também é fantástica tendo desde excelentes pizzarias até maravilhosos rodízios de fondue (além de ótimos self-services para o almoço). É uma cidade muito agradável de conhecer a pé, mas que também permite ótima locomoção de carro. Está estrategicamente bem localizada para passeios em outras cidades no entorno. Oferece muitos eventos durante o ano, agradando os turistas que viajam em épocas (e climas) variados. E não posso deixar de comentar do valor acessível das passagens aéreas até Porto Alegre!
Cracóvia – Polônia
Susana Almeida do blog “Falar de viagens
Posso parecer um
pouco suspeita ao falar desta cidade, porque fiz ERASMUS aqui, mas Cracóvia é a
minha cidade favorita e uma das cidades onde poderia passar o resto da vida! Tem
milhares de anos de história (nem sempre boa), museus, cafés e bares com os
mais variados temas, boa cerveja, planos noturnos para todos os gostos, ótima
gastronomia, custo de vida não demasiado caro, muita cultura e pessoas supersimpáticas! É uma cidade onde é
fácil viver e que tem tudo o necessário para me deixar cheia de vontade de
voltar a viver aqui! Quando me perguntam que cidade europeia visitar,
aconselho-a sempre!
Banff – Canadá
Livi Souza do blog “Baianos no Pólo Norte
De todos os lugares que já visitei, Banff nas montanhas rochosas canadenses, é disparado meu local favorito por causa da beleza e diversidade de passeios. Eu sempre tive vontade de visitar a região de montanhas e lagos azúis e quando finalmente realizei o sonho foi a melhor viagem da minha vida. A primeira vez em Banff serviu para aumentar a minha vontade de continuar explorando a região e com certeza voltarei inúmeras vezes. Leia mais sobre Banff no blog da Livi.

Natal – RN/Brasil
Susana Spotti do blog “Viagem Simplesmente
Natal tem cenários paradisíacos, mar que altera dos tons esverdeados ao azul profundo. Coqueiros, lagoas, praias e uma brisa constante. Com ou sem emoção, suas dunas são um convite para um passeio de buggy. O Morro do careca, cartão postal da cidade é o grande destaque na Praia da Ponta Negra, assim como seus hotéis de frente para o mar. A gastronomia apresenta sabores do mar e pratos regionais indescritíveis. Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul,  também é conhecida como a cidade do sol, pois ele brilha o ano todo.  Está esperando o que para conhecer?
Cape Town – África do Sul
Cristiane Rangel do blog “Pequeno Grande Mundo
Das cidades que conheci, a que mais gostei e moraria foi Cape Town. A capital legislativa da África do Sul é uma cidade receptiva, limpa e bem organizada, com povo simpático e educado, e atrações para todos os gostos. Passei 6 dias lá antes de seguir viajando pelo país, mas passaria uma boa temporada. Das muitas coisas a fazer, as que considero as melhores são: as praias (com destaque para Noordhoek Beach e Simon’s Town, onde eu moraria tranquilamente), Table Mountain com o bondinho e pôr-do-sol fantástico, Waterfront com ótimos restaurantes, arquitetura e museus no Centro, o famoso Parque Nacional Cape of Good Hope, a estrada Chapman’s Peak Drive, produção de vinhos excelentes em Groot Constantia, Stellenbosch, Paarl, e Franschhoek. Tem realmente várias outras atrações e tive que selecionar e fazer algumas coisas corridas. Fora que Cape Town fica perto de áreas com safaris e bichos fantásticos! Como não amar? Leia mais sobre Cape Town no blog da Cristiane.
Hvar – Croácia
Naiara Back do blog “Aqueles que viajam

A Croácia nunca esteve no topo da lista dos países europeus para conhecer, mas foi quando vi pela timeline do Facebook uma foto dos Lagos Plitvija que pensei: gente! Será que isso existe de verdade? Curiosa por natureza fui bater um papo com o meu amigo Google para descobrir o que, além dos lagos haveria de ter de mais interessante naquele país. Foi então que descobri a existência da ilha mais ensolarada da Croácia, um charmoso pedacinho de terra chamado Hvar. Além de charmes espalhados por todas as ruelas e becos, Hvar tem tudo aquilo que eu amo numa cidade: praias paradisíacas, beleza natural para dar e vender, ruínas romanas e monumentos históricos, baladas intensas, gastronomia deliciosíssima, pessoas hospitaleiras e preços que convidam ficar e voltar incansáveis vezes. Tem como não adorar uma cidade dessas como preferida?

ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG

Encontre os melhores hotéis através do Booking.com
Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb
Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016)
Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros

View Comments

  • Que post incrível, amei as experiências e dicas dos viajantes. Vamos que vamos viajar, gente!!!

  • Adorei o post! Não consigo descrever o que sinto por Berlim, mas é bem parecido com o que vc escreveu sobre NY, (no 2o parágrafo principalmente pq a parte dos arranha-céus e das buzinas não tem! hahahaha) Aliás, gosto bastante de NY tb pelos mesmo motivos que vc falou (tirando as buzinas é claro rs).

    • hahaha eu pareci uma maluca falando que gosto das buzinas, né? Eu não gosto delas, mas acho que são bem características de cidades grandes e principalmente de NYC, rs. Berlim também é incrível!

  • Adorei a ideia do post e poder participar!!! Sabe que NYC também está entre as minhas preferidas e foi minha preferida durante muitos anos, até Florença roubar meu coração... hahaha... =]

  • Que lindo esse post. Muitas emoções. Eu amo sem sombra de dúvidas a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul. Foi uma das viagens mais marcantes que fizemos aqui no Brasil. Bjs

  • Cada lugar lindo!! Eu amei a Croácia também! Tä na minha lista de preferidos...Mas cada viagem sempre tem um momento especial, um lugar que marca. Eu me apaixono por todos os destinos! Meu coração é grande, sempre cabe mais um! beijos Renata

    • Verdade! rs eu também me apaixono por todos os destinos que vou, cada um é especial por um motivo!

  • Óptimo post! Eu teria de escolher Hoi An, no Vietname. Era cidade em que até ficaria a viver, se tivesse oportunidade :)

  • Adorei participar do post e descobrir quais são as cidades favoritas de outros blogueiros.
    O post ficou super legal!

    Abraço

  • Porto, Lisboa, Guimarães... Cartagena das Indias, Wanaka, Cusco, Talin, Istambul, Cidade do Cabo, Sidney, Pequim, S. Petersburgo, Vilnius, Montreal... TANTOS sitiooooossssssssss... Da tua excelente lista falta-me Gramado e Banff... mas já estou a tomar nota :) Belo post!

Share
    Published by
    Débora Resende