Foz do Iguaçu é uma cidade encantadora e que me surpreendeu demais. Com menos de 300 mil habitantes, a cidade recebe mais de 1 milhão e meio de turistas todos os anos! Não só os paraguaios e argentinos que estão ali tão perto, Foz recebe turistas do mundo todo. Eu conheci gente de várias partes do Brasil, da Holanda, do Japão, Suíça… As Cataratas do Iguaçu são o principal atrativo, mas você sabe o que fazer em Foz do Iguaçu além disso?
Ao longo dos anos a cidade foi ganhando diversas atrações turísticas e hoje tem opções para todos os gostos. Eu viajei com minha avó e nós nos divertimos demais! Fomos a convite da Agência Combo Iguassu e do Hotel Best Western Tarobá. A recepção, os passeios e a hospedagem não poderiam ter sido melhores!
O que fazer em Foz do Iguaçu em 3 dias?
3 dias em Foz do Iguaçu é pouco, mas já dá para conhecer as principais e mais famosas atrações da cidade e de suas vizinhas, Cuidad del Este e Puerto Iguazu. As atrações que eu colocaria em um roteiro de 3 dias inteiros (saindo do hotel de manhã cedinho e voltando a noite) são as seguintes:
Cataratas do Iguaçu
É no Parque Nacional do Iguaçu onde estão localizadas as Cataratas Brasileiras. Além de ser um lugar lindo e que te faz se conectar com a natureza, há muitas coisas legais para se fazer por lá. O que eu mais amei foi o passeio de barco Macuco Safári, que para debaixo das quedas d’água e lavam até a alma. Também há trilhas, passeio de helicóptero e muito mais!
Tem um post aqui no blog contando tudo que há de mais legal no Parque Nacional do Iguaçu, com várias dicas e informações importantes. No blog Mapa na Mão você pode ler mais sobre as Cataratas do Iguaçu.
Parque as Aves
Infelizmente não consegui ir no Parque das Aves, mas parece ser um passeio incrível e eu adoraria ter feito. São mais de 1.400 aves de 150 espécies diferentes, sendo que algumas foram resgatadas e outras estão em extinção. O Parque é um local de conservação e preservação das aves, muito diferente de um zoológico ou de outras atrações com animais. É um projeto lindo e eu espero conseguir visitar em uma próxima oportunidade.
- Leia mais sobre o Parque das Aves em Foz do Iguaçu, no blog Let’s Fly Away;
Cataratas del Iguazu – Argentina
Para quem não sabe, existe o Parque Nacional do Iguaçu em Foz e o Parque Nacional Iguazu na Argentina. São dois lugares diferentes e os dois merecem igualmente uma visita.
O lado argentino das cataratas é bem maior e tem mais coisas para ver e mais lugares para andar, então não dá para ficar menos que um dia inteiro. Nós saímos do hotel por volta de 08:30, ficamos cerca de uma hora na fila da imigração e chegamos no parque lá pelas 10h da manhã. Conseguimos conhecer praticamente tudo até as 16h, horário em que o transfer da Combo Iguassu iria nos buscar.
Eu fiz um vlog nas Cataratas argentinas, e mostrei os lugares mais legais que vi por lá: Garganta do Diabo, Circuito Superior, Circuito Inferior, o trenzinho que nos transporta pelo parque e mais.
DICA IMPORTANTE: quando eu fui, a bilheteria do parque só aceitava pagamento apenas em pesos argentinos, em dinheiro vivo! Desde o início de 2018 eles passaram a aceitar cartão de crédito e débito, porém, é preciso que seja um cartão internacional.
Noite em Puerto Iguazu
Um passeio que eu considero imperdível é a noite em Puerto Iguazu, cidade onde ficam as Cataratas Argentinas. O roteiro tradicional é o Bar de Gelo e a feirinha da cidade, onde você pode comprar alfajores e outras comidas típicas ou souvenirs. Lá você também vai encontrar alguns restaurantes de todos os tipos e para todos os gostos.
Nós fomos com o transfer da Combo Iguassu, e o motorista nos levou em vários lugares que nem estavam no roteiro, como o Marco argentino, o Casino e em uma loja bem gostosa de comidas típicas, com degustação e tudo… Foi um passeio que superou todas as nossas expectativas. Também passamos pela feirinha, comemos empanadas e compramos vários alfajores!
Bar de Gelo
O bar é super legal e todo feito de gelo, do chão ao teto, passando pelos copos e até o sofá. A entrada é com horário marcado e só é permitido ficar 30 minutos lá dentro, por questões de segurança. A bebida é liberada pelo tempo que estiver lá dentro e a playlist é bem animada.
DICA IMPORTANTE: O comércio de Puerto Iguazu não abre no domingo. Portanto, se você retende conhecer um pouco da cidade quando for ao Bar de Gelo, marque o passeio para qualquer outro dia da semana.
- Leia também: Icebar em Puerto Iguazu, no blog Lets Fly Away.
Compras no Paraguai
É muito difícil encontrar alguém que vai a Foz do Iguaçu e não aproveita para dar um “pulinho” no Paraguai, para fazer algumas comprinhas. Nós fomos com o transporte da Combo Iguassu, mas também é possível ir de ônibus. Só é preciso tomar cuidado, pois Ciudad del Este não é o lugar mais seguro do mundo.
Não tive problemas por lá, mas tomei bastante cuidado. A parte comercial, que fica bem próxima da fronteira, não é muito bonita, mas algumas lojas são bem arrumadinhas e outras super chiques! Já tem um post aqui no blog falando sobre compras no Paraguai, dando dicas de lojas em CDE e contando o que eu comprei por lá (spoiler: vale muito a pena comprar eletrônicos e cosméticos).
Sugestão de roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu
Não basta saber o que fazer em Foz do Iguaçu, é preciso montar um roteiro inteligente para aproveitar o melhor de cada atração com bastante tempo e tranquilidade. Minha sugestão é a seguinte:
- Dia 1: Parque das aves + Parque Nacional do Iguaçu + Macuco Safári;
- Dia 2: Compras no Paraguai + Bar de Gelo + Noite em Puerto Iguaçu;
- Dia 3: Parque Nacional del Iguazu (Cataratas argentinas).
A ordem dos dias pode variar de acordo com seu interesse. O que importante é a combinação dos passeios em cada dia.
O que fazer em Foz do Iguaçu em 4 ou 5 dias?
Tem 4 ou 5 dias para conhecer a cidade? Com certeza você conseguirá aproveitar ainda mais! Além dos passeios que eu já citei, existem várias outras atrações em Foz do Iguaçu. Eu não vou falar sobre elas porque não as conheci, mas você pode ler sobre em outros blogs que eu gosto bastante!
- Usina de Itaipu Binacional, no blog Mineiros na Estrada;
- Usina hidrelétrica de Itaipu, no blog Vamos por aí;
- City tour: Marco das três fronteiras, Templo Budista e Mesquita, no blog Love and Travel;
- Museu de Cera, no blog Mineiros na Estrada;
Minha sugestão é a seguinte:
- Dia 4: Usina de Itaipu Binacional;
- Dia 5: City Tour + Dreamland (museu de cera, maravilhas do mundo e vale dos dinossauros);
Tem ainda mais dias para visitar a cidade? O blog D&D Mundo Afora tem uma lista com 37 atrações em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este. E no blog Chicas Lokas você encontra dicas de passeios em Foz do Iguaçu que custam até R$30!
- Quer outra opção de roteiro? Veja no blog Nas estradas do planeta;
- Conheça mais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, no blog Vamos por aí;
- Além de Foz do Iguaçu você pretende conhecer Curitiba? Então veja as dicas no blog Tire a Bunda do Sofá: O que fazer em Curitiba?
Foz é uma cidade apaixonante! Eu fui sem muitas expectativas, me surpreendi demais e agora indico a viagem para todo mundo! Dá para ir sozinho, em casal, em família, com amigos e até com a avó <3 Eu tenho certeza que volto lá um dia, para conhecer o que faltou e rever tantas paisagens indescritíveis! Não se esqueça de deixar um comentário dizendo qual é sua atração preferida em Foz do Iguaçu!
Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!
Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança! |
|
21 Comentários
Já visitei Foz do Iguaçu duas vezes e em uma delas fiz um roteiro parecido com o seu!! Eu só não deixaria de visitar o Parque das Aves, meu cantinho favorito na cidade.
Fiquei muito triste por não ter conhecido o Parque das Aves :/ mas espero voltar logo, rs.
Débora, gostei muito de suas dicas, vou para Foz daqui a alguns dias e pude ter uma ideia do que visitar em cada dia. Deve ser um passeio maravilhoso! Estou super ansiosa. Valeu pelas dicas
Aproveite muito <3
Vou te falar que tomei um susto quando vi Paraguai e Cataratas no mesmo dia. hahaha
Mas ainda bem que para você, ainda assim, valeu a pena.
No meu caso, coloquei as Cataratas lado brasileiro e Parque das Aves, só no mesmo dia. 😛
Mas também fiz por conta própria mesmo. hahaha
Sou teimosa demais para agência. kkkk
hahaha foi loucura, né? eu também não costumo viajar com agência, mas foi uma experiência maravilhosa!
Olá Débora. Adorei suas dicas. Ainda não estive em Foz do Iguaçu, mas com certeza já estou com suas dica para quando resolver ir.
Fico feliz em ajudar 🙂
Muito legal suas dicas. Já queria muito visitar Foz, agora então a vontade é arrumar as malas e ir
Vai! Você vai amar!
Muito legal seu post sobre Foz do Iguaçu, me fez relembrar de minha viagem este ano para lá. Fiz vários dos passeios que você fez, mas consegui incluir o Parque das Aves, que é realmente imperdível. Já as comprinhas no Paraguai deixei para outra oportunidade, porque iria perder muito tempo mesmo.
Suas dicas me ajudaram demais antes de eu ir 🙂 Obrigada!
Foz é #1 na minha wishlist no Brasil. Quero muito conhecer e em julho deste ano estava com viagem marcada pra lá e precisei desmarcar… Fiquei bem chateada e agora vai ficar um pouco mais difícil conhecer mas não vou desistir… qualquer dias desses pego férias no Brasil só pra ir lá conhecer!
Imaginar que eu resumi Foz em um bate volta, kkk … conheci as cataratas brasileiras e o parque das aves. Amei,mas tenho vontade de retornar.
Bjs!
Nossa, não consigo imaginar! hahaha volte sim, a cidade é incrível!
Oi…. que posta bacana…. obrigada por citar o D&D Mundo Afora!!! Queria muito ter conhecido o lado argentino das Cataratas. Fica para a próxima vez!!! Beijos
O lado argentino é maraviilhoso <3
Muito legal o seu roteiro! Conseguiu incluir as principais atrações. Quando fui não consegui ir no Bar de Gelo e nem nas Cataratas Argentinas, uma boa desculpa para poder voltar.
Ótima desculpa! São duas atrações que valem a pena demais!
Quero muito conhecer Foz, mas acho que com o meu estilo de viajar LEEEEEEENTAMENTE, rs, ia ficar uma semaninha por lá 🙂
Vale muito a pena!! Quando eu voltar quero ficar mais dias também!