Categories: GeralIntercâmbio

Intercâmbio barato: 4 programas de intercâmbio que cabem no seu bolso

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, seja pela experiência profissional, pelo desenvolvimento pessoal ou pela possibilidade de conhecer novas culturas. É uma experiência muito enriquecedora e que muda a vida de qualquer pessoa! Porém, não é todo mundo que tem condições de investir muito dinheiro para realizar esse sonho, e é impossível fazer um intercâmbio barato, certo? Errado!

Existem programas de intercâmbio que são bastante acessíveis e, em alguns casos, dá até para recuperar o dinheiro gasto. O único porém é que os 4 programas citados aqui são para maiores de 18 anos e é necessário ter pelo menos um inglês intermediário. Quer conhecer as opções? Veja só:

4 programas de intercâmbio barato

1. Au Pair

Foto: Pexels

Muita gente se depara com o programa de Au Pair quando está procurando um intercâmbio barato. De forma resumida, você vai morar na casa de uma família e ser babá das crianças por até 2 anos. São até 45 horas de trabalho semanais — em horários definidos pela família —, realizando diversas tarefas que estejam relacionadas com as crianças — como dar comida, levar na escola, dar banho, organizar a bagunça, etc.

O programa é muito popular nos Estados Unidos, mas também é possível ir para a Europa (mas as informações desse post são baseadas no programa dos EUA). A maioria das agências aceita apenas mulheres, mas existem algumas que aceitam homens também!

Para mais informações sobre o programa, existem diversos blogs, vídeos no youtube e grupos no facebook!

Requisitos

Os requisitos podem mudar de agência para agência, mas no geral, são:

  • ter entre 18 e 26 anos;
  • inglês intermediário;
  • experiência comprovada com crianças;
  • carteira de motorista;
  • não pode ser casada e nem ter filhos;

Custos

O valor varia de agência para agência, mas no geral vai de 500 a 800 dólares. Sim! É possível fazer um intercâmbio gastando menos de 3 mil reais! Além disso, é preciso arcar com os custos do passaporte (caso ainda não tenha) e do visto, que é específico para o intercâmbio (não vale visto de turista!). Uma boa notícia: as passagens aéreas são pagas pela família!

Benefícios

Além de ser um intercâmbio bem econômico, as Au Pairs recebem alguns benefícios, que são:

  • passagem aérea paga pela família;
  • salário de 195 dólares por semana;
  • bolsa de estudos de até 500 dólares por ano;
  • moradia e alimentação gratuitas na casa da família;
  • 2 semanas de férias remuneradas;

2. Camp Counselor

Foto: Pexels

O Camp Counselor é um programa de intercâmbio barato e muito legal, mas ainda pouco conhecido. Você será um monitor de acampamento de férias nos Estados Unidos. Parece coisa de filme, né? Existem diversos tipos de acampamentos — alguns só de meninas ou só de meninos, outros relacionados a religião, alguns mais voltados para aventura, outros para artes… O intercâmbio pode durar até 12 semanas e acontece entre os meses de maio e agosto.

O trabalho de um camp counselor consiste em cuidar das crianças durante todo o dia, acompanhando-as em todas as atividades. Caso você tenha alguma habilidade específica, também é possível “dar aulas” para as crianças, de música, dança, culinária, esportes e outras.

Ainda é um pouco difícil encontrar informações sobre esse programa, mas existe um grupo no facebook com pessoas que já participaram e podem ajudar!

Requisitos

Os requisitos podem variar de agência para agência, e cada acampamento pode ter exigências específicas. Mas, no geral, é preciso:

  • ter entre 18 e 30 anos;
  • inglês avançado ou fluente;
  • ter experiência com crianças;

Algumas agências oferecem um treinamento que vai ajudar o intercambista a se preparar para suas funções no acampamento. Além de aprender sobre liderança, você vai sobre aprender músicas e atividades tradicionais dos camps. Quando o treinamento é oferecido, ele é obrigatório.

Custos

O preço também vai depender da agência escolhida, mas não fica muito longe de 600 dólares. Em alguns casos o acampamento paga a passagem aérea, em outros o intercambista precisa pagar e é reembolsado ao final do programa e também há casos em que o acampamento não se responsabiliza por esse custo. Ainda, é preciso custear o passaporte e o visto.

Benefícios

O intercâmbio de Camp Counselor também oferece muitos benefícios, entre eles estão:

  • ajuda de custo de até 1.800 dólares no final do programa;
  • acomodação gratuita (podendo ser no acampamento com as crianças ou em casa de família);
  • alimentação;
  • permissão para viajar pelos Estados Unidos por até 30 dias após o fim do programa (sem precisar de visto de turista);

3. ICP: Trabalho na Disney

Sabia que é possível trabalhar nos parques e resorts da Disney, em Orlando? O ICP (International College Program) não é um intercâmbio tão barato quantos os citados acima, mas ainda assim vale muito a pena pelo custo benefício. Ele dura de 2 a 3 meses e acontece entre os meses de novembro e fevereiro. As possibilidades de trabalho são variadas, e você pode trabalhar nas lojas e restaurantes, nas atrações dos parques, na limpeza e em algumas outras funções.

Em breve vai ter um post bem completo sobre este intercâmbio e seu processo seletivo, que é um pouco longo (spoiler: eu fui aprovada no processo desse ano e em dezembro estarei trabalhando na Disney!).

Para mais informações, acesse o site da STB, única agência de intercâmbio que tem qualquer relação com o ICP. Leia também o post aqui no blog sobre a experiência de trabalho na Disney que a Alyssa Prado viveu!

Requisitos

Os requisitos para participar do programa de trabalho na Disney são:

  • ter no mínimo 18 anos (não há idade máxima);
  • estar matriculado em um curso de graduação presencial e reconhecido pelo MEC (é necessário estar cursando entre o segundo e o último semestre quando embarcar);
  • ter inglês avançado ou fluente;

Custos

Para participar do ICP não é preciso pagar nenhuma taxa para a agência de intercâmbio (por isso ele entrou na lista de intercâmbio barato), mas é necessário arcar com todas as outras despesas do programa. Geralmente, o custo total para trabalhar na Disney varia entre 5 e 8 mil reais (vai depender do valor do dólar e também da cidade onde você mora).

Os principais gastos são:

  • taxa de aproximadamente 350 dólares paga para a Disney (que vai custear suas primeiras semanas de acomodação e os eventos que acontecem durante o programa);
  • passagens aéreas;
  • seguro saúde;
  • passaporte e visto;

Também é preciso arcar com os custos do processo seletivo, que é dividido em 2 etapas. A primeira acontece em 5 capitais do Brasil e a segunda apenas em São Paulo. Se for preciso viajar, todos os gastos são responsabilidade do candidato.

Ainda, a Disney oferece acomodação em um de seus quatro condomínios em Orlando, porém o intercambista precisa pagar o aluguel semanal, que custa cerca de 100 dólares (mas esse valor é descontado automaticamente do salário, que também é semanal).

Benefícios

Como eu disse, mesmo não sendo o intercâmbio mais barato do mundo, eu acho que vale muito pelos benefícios oferecidos:

  • pagamento de no mínimo 10 dólares por hora (podendo chegar até a 20 dólares por hora em casos específicos);
  • transporte gratuito dos condomínios para os parques e resorts da Disney (você pode usá-los para ir trabalhar ou passear), além de shopping e supermercado;
  • entrada gratuita nos parques da Disney;
  • descontos de até 40% em lojas e restaurantes da Disney;
  • permissão para viajar pelos Estados Unidos por até 30 dias após o fim do programa (sem precisar de visto de turista);

A Disney garante no mínimo 30 horas de trabalho por semana, mas (na maioria dos casos) é possível trabalhar muito mais do que isso. Muita gente consegue ganhar um bom dinheiro durante esse intercâmbio, recuperando o valor gasto e muitas vezes voltando com dinheiro para o Brasil. Conheço pessoas que pediram dinheiro emprestado para pagar o programa e conseguiram juntar todo o valor necessário para quitar a dívida durante o intercâmbio. Por isso, acredito que, mesmo custando um pouco mais caro, acaba sendo um intercâmbio barato.

4. AIESEC

A AIESEC é uma organização estudantil sem fins lucrativos, que oferece a possibilidade de fazer trabalho voluntário ou estágio profissional em diversos países. Ele também não é super barato, pois é necessário pagar todas as despesas para chegar até o país, além de uma taxa para a organização. Porém, ainda assim é um dos intercâmbios mais acessíveis. Eu fui para a Sérvia em 2015, para trabalhar na área de Marketing por 6 semanas. Foi uma experiência muito enriquecedora, apesar de alguns perrengues que passei por lá, rs.

Para mais informações, acesse o site da AIESEC e leia os posts sobre o assunto aqui no blog.

Requisitos

Não consegui encontrar essas informações no site da AIESEC, mas pelo que eu me lembro, os únicos requisitos são:

  • ter mais de 18 anos;
  • ser estudante universitário ou graduado há no máximo 2 anos;
  • falar inglês ou espanhol avançado;

Custos

Os custos de um intercâmbio pela AIESEC podem variar muito dependendo de alguns fatores como o programa escolhido (voluntário ou profissional), o país para onde você vai, quanto tempo vai ficar, entre outros. É preciso pagar uma taxa para a AIESEC, que varia entre 1.500 e 2.000 reais e arcar com todos os outros custos (passagem aérea, seguro saúde, documentos, etc).

O único problema é que na maioria das vezes os intercambistas vão para países não tão “turísticos”, o que faz com que o preço das passagens seja um pouco elevado. Mas por outro lado, geralmente são países com custos de vida baixos — o que faz com que as despesas do dia a dia sejam bem acessíveis.

Benefícios

Os benefícios também variam muito de acordo com o programa escolhido e também de projeto para projeto. No caso dos intercâmbios voluntário, é comum que o intercambista receba acomodação gratuita e pelo menos uma refeição. Já nos intercâmbios profissionais, as empresas pagam um salário que dê para o estagiário se manter na cidade e pagar todas as suas despesas.

Viu que não é tão difícil assim fazer um intercâmbio barato? Estas são as opções que eu conheço, mas agora quero saber de vocês: conhecem algum outro programa de intercâmbio mais acessível? Deixe um comentário e compartilhe conosco =)

View Comments

  • Que post super interessante e detalhado, e por coincidência, estou indo morar por 30 dias no Canadá, em Toronto, agora em novembro/18, não vejo a hora de chegar.
    Como não tinha condições de fazer um intercâmbio quando era mais jovem, estou de malas prontas e realizando meu sonho agora.
    Nunca é tarde para realizarmos nossos sonhos, amei o post e ótima experiência para você na Disney, Débora.

    • Que demais, Gisele! Te desejo também uma ótima experiência no Canadá! <3

  • Olha que interessante, não conhecia o programa Camp Counselor nem o AIESEC. Já não tenho idade para participar nesse tipo de intercâmbios mas super recomendo a todos os jovens. Abre muitos os horizontes!
    Excelente post

    • O bom é que existem várias outras opções de intercâmbio para todas as idades, né? =)

  • Intercambio é uma experiência única. Fizemos o nosso em MALTA e adoramos. Parabéns pela matéria,

  • Que dicas ótimas, Débora! Dessas, só tinha ouvido falar de au pair. Muito útil. Abraço!

  • Já fiz vários intercâmbios e já tô pensando em fazer o próximo, mas não tenho mais idade ou faculdade em curso pra fazer nenhum desses, que pena!

    • Que pena, Fer! Mas o bom é que existem muitas outras opções de programas de intercâmbio =)

Share
    Published by
    Débora Resende