Preparar a mala para uma viagem para o Atacama pode ser um desafio. E será um desafio ainda maior se você só puder ou quiser viajar apenas com uma mala de mão. Mesmo que você vá passar poucos dias no deserto, a bagagem fica cheia porque é preciso levar roupas para diferentes climas e situações, além de diversos acessórios e cosméticos que farão toda a diferença na sua viagem.
Em uma viagem como essa, até mesmo os detalhes são importantes. Pensando nisso, listei tudo que eu acho mais importante para te ajudar a preparar sua mala para o Atacama.
Eu acho super importante fazer um planejamento antes de começar a tirar todas as roupas do armário para montar uma mala, independente do destino. No caso do Atacama é ainda mais importante, pois alguns fatores podem fazer bastante diferença.
Quando se fala em clima de deserto, todo mundo associa com o calor, certo? Mas a verdade é que também faz MUITO frio por lá. Os dois climas acontecem diariamente, e por isso é muito importante levar roupas adequadas para ambos.
De madrugada e manhãzinha faz um frio absurdo e ao longo do dia a temperatura vai subindo, até ficar muito quente no meio da tarde. A noite começa a esfriar novamente e fica bem fresquinho. Pelo menos foi o que aconteceu em outubro, mês em que estivemos por lá.
Apesar dessa mudança de temperatura acontecer diariamente durante todo o ano, em algumas épocas pode ficar mais frio ou mais quente.
No inverno, por exemplo, apesar de esquentar bastante em alguns horários do dia, o frio é ainda mais intenso e é preciso levar mais agasalhos. Já no verão, ainda existem baixas temperaturas e é preciso se agasalhar, mas a maior parte da sua mala deve ser dedicada a roupas para o calor. Nas estações intermediárias, recomendo uma mala mais equilibrada.
- Uma coisa importante: as vezes você vê a previsão do tempo e a temperatura máxima é 20 graus e parece fresquinho, mas debaixo do sol do deserto e em locais onde não há sombra a sensação térmica é bem maior, viu?
Outra coisa que você deve considerar antes de fazer a mala para o Atacama são os passeios que vai fazer. Esse é mais um dos motivos pelos quais eu acho que vale a pena reservar tudo com antecedência, e se quiser saber mais sobre isso eu recomendo que leia o post sobre passeios no Atacama aqui no blog!
“Mas qual a relevância disso para preparar minha mala?” Bom, para alguns passeios você precisa levar roupas e acessórios específicos, então é preciso saber o que vai fazer para não esquecer nada importante e nem ocupar espaço na mala à toa.
Em alguns passeios você pode nadar, por exemplo, então é preciso levar roupa de banho, toalha, etc. Alguns passeios têm temperaturas extremamente baixas, então é preciso se preparar ainda mais…
Quando fechamos nossos passeios com a Destino Chile, eles nos mandaram um documento com todas as informações de horários, valores e também do que deveríamos levar para cada local. Então já sabíamos que tínhamos que levar roupa de banho, casacos leves, casacos pesados, chapéus…
Já aviso que a lista é longa, mas garanto que está bem completa. Se quiser ver o que eu levei, assista ao vídeo que postei no youtube sobre isso, onde mostrei tudo enquanto preparava a minha própria mala.
Além disso, você pode acrescentar na lista itens de uso pessoal que são importantes para você. Aqui eu listei apenas os itens mais básicos, que todo mundo deveria levar.
Talvez você esteja olhando para essa lista enorme e se perguntando como vai fazer para enfiar tudo isso em uma mala de mão. Pode ser um pouco difícil, mas não impossível.
A primeira coisa em que você tem que prestar atenção é quanto às embalagens de líquidos. Em viagens internacionais não são permitidos recipientes maiores que 100 ml. Se você tiver um protetor solar de 200 ml, por exemplo, terá que dividi-lo em duas embalagens menores. É fácil encontrar kits de viagens com potinhos pequenos, em lojas de departamento ou de “1,99”.
Outra dica para conseguir viajar só com a mala de mão é não se importar em estar com a mesma roupa em várias fotos. Leve uma quantidade pequena de roupas e use cada uma mais de uma vez, assim você economiza bastante espaço. Além disso, o ideal é levar peças “coringas” — mais básicas e neutras, assim é mais fácil combinar uma com várias outras.
Se sua companhia aérea permitir uma mochila além da mala de mão, use-a para colocar os itens pequenos, como a necessáire e os acessórios. Assim a mochila não vai ocupar espaço na sua mala e ainda vai servir para guardar mais coisas. Mas verifique antes com sua cia aérea, pois algumas não permitem nada além da mala.
Estas são as principais dicas para preparar a mala para o Atacama, sem esquecer nenhum item importante. É claro que cada um vai adaptar sua mala de acordo com o tempo de viagem e suas necessidades individuais. Se gostou da dica e quer começar a ter um gostinho do deserto antes mesmo de viajar, assista aos vlogs da nossa viagem para o Atacama!