Além de serem um dos Patrimônios naturais da humanidade, as Cataratas do Iguaçu são um dos principais cartões postais do Brasil! Além de belíssimas, elas tem dupla cidadania: uma parte é brasileira e outra é argentina.
A parte brasileira fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, uma unidade de conservação criada em 1939. O Parque abriga a floresta Atlântica, além de uma enorme e variada fauna e flora. Onça pintada, jacaré do papo amarelo e puma são algumas espécies de animais que vivem ali.
O Parque é enorme e, além de lindo, possui muitas atrações. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não se resume apenas nas Cataratas, apesar dessa ser a atração principal. Tire um dia inteiro para conhecê-lo, ou não conseguirá ver tudo com calma.
Como eu sempre digo, escrevo nesse blog para ajudar vocês a não cometerem os mesmos erros que eu. Então, vamos lá: eu tinha poucos dias em Foz do Iguaçu e quis ir em mais lugares do que cabia no meu roteiro. Por isso, ao invés de passar o dia inteiro no parque, eu acabei chegando lá aproximadamente 15h, sendo que ele fecha as 18:30h (o último horário de entrada é 17h).
Resultado: por pouco eu não fui embora sem ver as Cataratas. Ao chegar nós fomos direto para o Macuco Safári e quando saímos de lá, os ônibus que iam para as cataratas não passavam mais. Tivemos que pedir carona em uma van que nos deixou lá e pudemos pelo menos dar uma olhadinha de perto, em cinco minutos.
Então já aprenderam, né? O Parque abre as 9h da manhã, então cheguem lá o mais próximo possível desse horário! 🙂
Atrações do parque
O Macuco Safári é um passeio de barco muito divertido, que vai te levar para tomar um banho nas águas das cataratas. Já tem um post sobre o Macuco aqui no blog, e no vlog da viagem eu mostrei tudinho do passeio!
Trilha do Poço Preto e Trilha das Bananeiras
Eu não cheguei a fazer esses passeios, mas fiquei com muita vontade!! A Trilha do Poço Preto é o caminho que os índios da região faziam para chegar às cataratas. Nas duas trilhas você verá diversas espécies de animais e plantas nativas, além de pequenos lagos e poços.
Voo de helicóptero
Já pensou sobrevoar as Cataratas do Iguaçu de helicóptero? Então saiba que isso é possível! Também é um passeio que eu com certeza vou fazer da próxima vez! Imagina quer incrível ver as cataratas lá do alto?!
Assim que chegar no Parque, vá direto para a bilheteria comprar ou trocar seus ingressos. Depois, você pode ir para a fila esperar seu horário de embarcar no ônibus interno do parque (sai um ônibus a cada 15 minutos) ou ir para um pequeno museu que fica bem na frente da fila do embarque.
O ônibus é daqueles turísticos de dois andares e faz duas paradas, uma no Macuco Safári e outra na frente das Cataratas. Você pode descer em um ponto e depois pegar o ônibus novamente para ir para outro lugar. Mas é importante lembrar que o último ônibus que vai da entrada do parque em direção às cataratas sai às 17h. Então, depois disso você só consegue pegar na direção contrária, sendo que o último sai às 18:30h.
Minhas recomendações são: chegue cedo, vá primeiro conhecer as Cataratas e depois fazer os outros passeios. Deixe o Macuco Safári por último, pois ele molha muito!! Aproveite demais essa experiência única e renovadora!
- Entenda a diferença entre o parque brasileiro e o parque argentino antes de visitar as Cataratas do Iguaçu, no blog Entre Mochilas e Malinhas;
Informações úteis*:
Se está procurando uma agência de turismo ou transporte na cidade, eu recomendo a Combo Iguassu!
* O Foco no Mundo agradece ao Parque Nacional do Iguaçu pelas cortesias.
Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!
Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança! |
|
2 Comentários
Adorei o post! As cataratas do Iguaçu são um déficit no meu mapa de locais visitados, sou doida pra conhecer e cada vez que vejo fotos fico com mais vontade ainda! a sua dica de chegar cedo é importantíssima. eu não sabia, e agora já entendi como devo me programar…
É um dos lugares mais lindos do Brasil, tem que marcar no mapa!! 🙂