Belgrado, capital da Sérvia, é uma cidade grande de acordo com os padrões europeus, com mais de 1,5 milhão de habitantes. É um destino bem diferente em relação aos mais famosos da Europa. Não há tantas opções de atrações turísticas, mas vale muito a pena incluí-la no roteiro de uma viagem para o leste europeu. Na minha opinião — de quem morou lá por algumas semanas — o principal atrativo de Belgrado é a cidade em si, sua história e seu povo. O país passou por muita coisa nos últimos tempos, como guerras, “separações” e vários outros acontecimentos que fazem toda a diferença em sua história e na vida dos sérvios.
Apesar do passado “conturbado”, o país inteiro é bastante seguro e é um ótimo local para viajar. A Sérvia faz fronteira com a Hungria, Croácia, Romênia, Montenegro e outros países bem legais, o que aumenta a possibilidade de montar um roteiro prático com lugares próximos uns dos outros.
Eu já contei aqui no blog algumas dicas e curiosidades sobre Belgrado, e também já falei um pouco sobre meu intercâmbio. O que fazer em Belgrado? Quanto tempo ficar? Dois dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos com calma, mas se tiver com tempo sobrando, fique pelo menos três dias para poder curtir o clima da cidade.
O que fazer em Belgrado?
Parque Kalemegdan
Vamos começar pelo meu local favorito em Belgrado! O Kalemegdan é o maior parque da cidade, localizado dentro da Fortaleza de Belgrado, ou Belgrade Fortress. O parque por si só já é um belo ponto turístico, mas dentro dele você encontrará outros lugares legais para conhecer. Lá você terá uma vista linda do encontro dos rios Sava e Danúbio, poderá conhecer o Forte de Belgrado e entrar nos esconderijos subterrâneos usados pelos soldados durante a guerra.
O Kalemegdan é um ótimo lugar para encontrar os amigos e passar a noite curtindo o clima de frente para o rio. Todas as noites o parque fica cheio de grupos bebendo e conversando e, apesar de um pouco escuro, o parque é bem seguro.
Ainda no Kalemegdan, você verá a estátua “The Victor” (mais conhecida como “a estátua do homem pelado” rs), monumento construído em 1928 em comemoração a vitória da Sérvia na guerra dos Balcãs.
Finalizando o passeio no parque, você pode visitar o Museu Militar para conhecer um pouco mais sobre a história das guerras na Sérvia e na antiga Iugoslávia. Para quem não quiser entrar no museu, há uma pequena exposição de tanques e armas do lado de fora.
Republic Square
A Republic Square (Praça da república) é o ponto mais central da cidade e costuma ser bem movimentada. Lá você encontrará a famosa estátua “do cavalo”, que na verdade é um monumento ao príncipe Mihail. Na praça também estão os principais restaurantes da cidade e nos arredores estão vários hotéis e hostels.
Pedestrian Street
A Pedestrian Street tem início na Republic Square e, como o nome já diz, é uma rua apenas para pedestres. Cheia de lojas, restaurantes, cafés e barraquinhas de comida, essa rua está sempre movimentada e é uma ótima opção para um passeio no fim da tarde. Além disso, você terá a oportunidade de assistir vários shows de artistas de rua super talentosos.
Rio Ada
Se for visitar a cidade no verão, o rio Ada é um ótimo local para se refrescar. Desde que se separou de Montenegro, a Sérvia não tem mar — mas os moradores de Belgrado fizeram do rio a sua praia. Principalmente nos finais de semana, o rio Ada fica cheio de pessoas vestindo roupas de banho e nadando. Lá você vai encontrar vários restaurantes e barzinhos legais, então é uma ótima opção mesmo para quem não quer se molhar. E sempre há eventos por ali, então vale muito a pena pesquisar se há algo que te interessa durante sua passagem pela cidade.
Viaje para a Europa com segurança e sem pagar muito pelo seguro viagem!
Templo de Saint Sava
Esse é o maior templo ortodoxo da Europa e é considerado um dos símbolos da Sérvia. Sua construção teve início em 1935, mas terminou apenas em 2009. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos de Belgrado e é um lugar maravilhoso.
Skadarljia
Essa é uma rua apenas de bares e restaurantes, muito famosa em Belgrado, e ótima opção para jantar , curtir a noite com os amigos e conhecer as famosas kafanas da cidade. Kafana é o nome em sérvio para tavernas, e elas são muito tradicionais na Sérvia, onde você pode encontrar comidas típicas e uma decoração muito característica.
Museus
Se você gosta de museu, Belgrado oferece várias opções. Um dos mais famosos é o Museu Nikola Tesla, em homenagem ao importante cientista/inventor sérvio. Há também o Museu Nacional da Sérvia, o Museu da Iugoslávia, o Museu de Arte Contemporânea e vários outros! Tem museu em Belgrado para todos os gostos!
Gostou de conhecer um pouco mais da cidade e descobrir o que fazer em Belgrado? Então deixa um comentário e conta pra gente o que mais te interessou 🙂
Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!
Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança! |
|
2 Comentários
Visitar a Sérvia tá na minha lista de desejos. Adorei o post e as dicas do que fazer em Belgrado. Já marquei o post pra servir como referência no futuro quando for planejar minha viagem.
Espero que você conheça e ame esse país como eu amo <3