O post de hoje foi escrito por Monalisa Borelli, que tem 22 anos e morou na Coreia do Sul por 1 ano. Ela escreve no blog Café em Ansan, onde conta um pouco sobre suas viagens e tem umas fotos lindas!
Coreia do Sul: A terra do Sol da Manhã
Quando se fala em intercâmbio, a maioria das pessoas pensa em Estados Unidos, Canadá e Europa. As vezes Austrália e Nova Zelândia. Mas nunca pensam em Ásia.
Quando eu disse pras pessoas que estava indo para a Coreia do Sul pra estudar, sempre vinham aquelas perguntas: “Mas estudar o que na Coreia?”, “É Coreia do Sul ou do Norte?” Eu respondo. Fui morar na Coreia do Sul por 1 ano pelo Ciência Sem Fronteiras pra estudar Communication design na Hanyang University em Ansan, região metropolitana de Seul.
Eu sou da cidade de São Paulo, então entre Seul e São Paulo achei muitos contrastes, alguns agradáveis e outros nem tanto. Por exemplo; as duas cidades tem praticamente o mesmo numero de habitantes, portanto são ENORMES. Posso dizer que ambas tem programas maravilhosos, muitos locais pra conhecer a cultura mesmo estando numa metrópole.
O Kpop é muito forte e influente por lá, portanto não estranhe se ver um pop grudento tocando em tudo quanto é lugar (principalmente nas lojas de cosméticos pra atrair clientes) e várias propagandas deles por aí. Na verdade eu gosto bastante de Kpop e essa foi uma das razões de eu ter escolhido a Coreia, mas não a principal.
Uma coisa que eu adoro por lá é o contraste entre passado e presente (e futuro, talvez?) pela cidade. Em Seul há várias vilas tradicionais, a mais famosa delas é a Bukchon Hanok Village, onde há várias casinhas tradicionais no meio da cidade. Muitas dessas casinhas são centros de atividades culturais, como pintura, tipografia coreana e carpintaria, porém há também pessoas morando por lá e algumas outras que são hosteis e acomodações para turistas.
Há também a famosa Myeongdong, um reduto de compras maravilhoso, cheio de lojas incríveis e muita gente mesmo. É um lugar interessante pra fazer compras, pois há muitas coisas em conta e atrativas. Me lembro de um dia estar andando por lá e uma coreana me abordou; ela era aluna de design de jóias de uma faculdade próxima e queria que eu comprasse alguma das peças que ela tinha feito. Levei um deles porque realmente eram bem lindinhos! Perto de Myeongdong tem a Namsan Tower, uma torre bem alta, ligeiramente associada à Tokyo Tower, por ser um ponto turístico muito forte e um local favorito para encontro de casais. Tem uma vista maravilhosa da cidade dali de cima, era de longe o meu lugar favorito em Seul.
O Rio Han estava na lista de lugares favoritos também. O rio corta a cidade de Seul do oeste ao leste e boa parte dessa trecho tem vários parques e ciclovias. No verão os coreanos costumam fazer pequenos acampamentos por ali, um programa perfeito para pais com crianças e casais, além de encontros de amigos.
Em julho costuma acontecer vários eventos pela cidade. Um deles bem diferente foi o Water Gun festival, que aconteceu na região de Sinchon, onde eu estava morando nas férias, com muita água, sabão e música pra todo lado. É incrível presenciar um evento desses, já que aqui no Brasil a gente não imagina algo assim.
Outro lugar surpreendente também é o paralelo 38 N, ou a divisa entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Fui com minhas amigas num tour conhecer o local, além disso fomos também na Dorasan Station, a última estação de trem da Coreia do Sul. Caso o país volte a ser um, essa estação vai ser a que conectará Seul a Pyongyang.
Durante a minha estadia na Ásia, tive a chance de conhecer outros dois países que queria muito: Japão e Hong Kong e foram experiências igualmente incríveis! Se eu pudesse voltaria lá mil vezes! Além de ter visitado vários lugares dentro da própria Coreia, como Sokcho, no extremo leste e Busan, a cidade litorânea ao sul.
Tókio
Hong Kong
Eu recomendo muito viajar pela Coreia, o contraponto entre o passado e o futuro é muito grande, e é muito interessante vislumbrar isso de perto. Algo que eu nunca vou me arrepender.
Siga a Monalisa nas redes sociais: Blog | Instagram | Facebook
ORGANIZE SUA VIAGEM COM OS PARCEIROS DO BLOG |
Encontre os melhores hotéis através do Booking.com Ganhe desconto na primeira reserva de apartamentos por temporada no Airbnb Contrate seu seguro com 15% de desconto na Mondial Assistance (código AFILI2016) Compare os preços das melhores empresas de seguro viagem na Real Seguros |
Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!
Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança! |
|