Madrid é a terceira maior cidade na União Europeia, capital e maior cidade da Espanha, uma cidade maravilhosa e cheia de coisas legais para fazer. Além disso, Madrid é cidade mais calorosa, com pessoas muito alegres e receptivas, diferente de algumas outras grandes cidades do continente. Além disso, há muito o que fazer em Madrid e, por isso, eu recomendo que fique pelo menos 5 dias por lá!
Quer conhecer os principais pontos turísticos de Madrid? Aproveite as dicas a seguir:
Onde ficar em Madrid?
Madrid é uma cidade tão gostosinha que o mais legal é conhecer tudo andando, apesar de o transporte público ser excelente. Mas para que isso seja possível, é preciso estar em uma hospedagem muito bem localizada, perto da maioria das atrações.
Minha recomendação é que se hospede perto da Puerta del Sol. Foi onde fiquei e achei excelente, precisei usar o metrô no máximo 2 vezes porque tudo era perto o suficiente para ir caminhando.
Como eu resolvi ficar um tempo a mais que o planejado (acabei ficando 7 dias), tive que me hospedar em dois hostels diferentes. O primeiro foi o Hostal Oliver e o segundo Hostal Fuentesol, ambos muito perto da Puerta del Sol e com quarto privativo, super baratos, coisa de 15 euros por pessoa/noite. Apesar dos dois serem super simples, eu gostei muito mais do Oliver por ser mais novinho.
O que fazer em Madrid? DIA 1
Palácio Real
Não sei vocês, mas eu amo palácios reais, e o de Madrid é maravilhoso e super luxuoso! A visitação é aberta ao público diariamente, a partir das 10h e o valor do ingresso é 11 euros. De segunda a quinta, durante as 2 últimas horas de funcionamento do palácio, a entrada é gratuita para cidadãos europeus e latino americanos. Durante a visita, você poderá ver os cômodos do palácio, além de alguns objetos reais. Ao lado do Palácio Real fica a Plaza de Oriente, uma praça bem bonita.
Sabatini Gardens
Sabatini Gradens é o jardim do Palácio Real e foi aberto ao público em 1978. É um lugar lindo, super agradável e bem planejado. Não é um local muito grande, então a visita é bem rapidinha. E, claro, visite o jardim no mesmo dia que visitar o Palácio.
Catedral Almuneda
A catedral fica em frente ao Palácio real e possui 102 metros de comprimento e 73 de altura. A entrada para a visitação é feita na lateral da catedral, e a visita é gratuita. O interior da catedral é maravilhoso, vale muito a pena conhecer!
Praça da Espanha
Uma das praças mais importantes de Madri. É lá onde podemos encontrar o monumento a Miguel de Cervantes (em homenagem aos 300 anos de publicação de D. Quixote), a Torre de Madrid (que já foi o prédio mais alto da Espanha) e o Edifício Espanha, além de outras construções muito bonitas e importantes para a cidade. A praça está localizada no final da Grand Via, a principal avenida de Madri.
NÃO SE ESQUEÇA DE RESERVAR SEU SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO PARA A EUROPA
Para entrar em Madrid é obrigatório ter um seguro viagem de no mínimo 30 mil euros de cobertura. Fazendo sua reserva pela Real Seguros você encontra o melhor custo x benefício e ainda ajuda o blog a se manter, sem pagar nada a mais por isso!
O que fazer em Madrid? DIA 2
Puerta del Sol
Um dos locais mais famosos da cidade, é na Puerta del Sol onde se encontram o “kilometro zero” das estradas espanholas. Além disso, ali é a parte mais central da cidade e é onde eu recomendo que você se hospede. Lá você também vai encontrar vários artistas de rua, além de lojas famosas e alguns restaurantes.
Plaza Mayor
Bem pertinho da Puerta del Sol está localizada a Plaza Mayor, uma praça retangular do século XV. Em dezembro você irá encontrar uma feira de Natal nessa praça, vendendo vários enfeites de Natal, lembrancinhas e presentes.
Mercado de San Miguel
Esse mercado se localiza em frente à Plaza Mayor, e é uma espécie de “mercado central” que vende comida, frutas e doces. É um local muito recomendado para almoçar. Mas já aviso, é muito pequeno e cheio.
O que fazer em Madrid? DIA 3
Praça Cibeles
É uma praça bem bonita, com uma fonte construída em 1782. Ao redor da praça ficam alguns prédios maravilhosos.
Portão de Alcalá
Foi construído em 1778 pelo rei Carlos III e servia como porta de entrada da cidade.
Parque El Retiro
Próximo ao Portão de Alcalá está o Parque El Retiro, que é um parque bem grande e delicioso para descansar um pouco (ou cansar mais!). O parque por si só é uma atração, mas lá dentro você pode visitar algumas outras atrações, como o Grande Lago, o Palácio de Velazquez, além de várias estátuas e monumentos. Você também encontrará alguns artistas de rua e algumas lanchonetes.
Crystal Palace
Uma das atrações que fica dentro do Parque El Retiro, o Crystal Palace foi construído em 1887 como uma estufa de plantas e hoje é usado para exposições de arte. Fica em frente a um lago bem bonitinho, é uma das principais construções do parque e chama a atenção por sua beleza.
O que fazer em Madrid? DIA 4 (ou o domingo do seu roteiro)
Portão de Toledo
Dedicado ao rei Fernando VII, construído em 1827, era uma das portas de entrada da cidade e foi a última a ser construída.
El rastro
Um mercado a céu aberto, ou uma feira, que acontece todos os domingos e feriados em Madri. Um dos maiores e mais antigos da Europa, com cerca de mil “barraquinhas”. Lá você vai encontrar de tu-do! Roupas, artesanatos, antiguidades, instrumentos musicais, utensílios domésticos, souvenirs e muito mais coisas.
O mercado funciona de 9h as 15h e se estende por várias ruas, então se quiser olhar tudo com calma reserve pelo menos duas horas para esse passeio. PS: se você não gosta de multidão, fuja desse lugar!
O que fazer em Madri? DIA 5
Museus
Eu não conheci nenhum museu em Madri, mas eles são bem famosos. Caso você goste e queira conhecê-los, eu recomendo que visite os três principais no mesmo dia pela questão da proximidade. Dicas para aproveitar os principais museus de Madrid, no blog Segredos de Viagem.
Leia também:
- Pontos turísticos de Madri no blog AmandAqui;
- Aeroporto de Bajaras e imigração em Madri, no blog Viajante Comum;
- Também vai conhecer Barcelona? Leia esse guia de Barcelona completinho no blog Ares do Mundo;
Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!
Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança! |
|