Trabalhar nos Estados Unidos e viver o sonho americano é o desejo de muita gente. Porém, existem poucas possibilidades de trabalho para brasileiros que não têm cidadania ou green card. Não dá para simplesmente chegar lá e começar a entregar currículos, pois é preciso ter um visto adequado que te permita trabalhar legalmente e que garanta todos os seus direitos.
A boa notícia é que existem alguns programas de intercâmbio muito legais que oferecem oportunidades incríveis para quem quer ter essa experiência. Quer saber como? Veja a lista a seguir:
Não poderia começar essa lista de uma forma diferente, pois eu já trabalhei na Disney e foi uma experiência incrível — além de ser uma das maiores empresas do mundo! Para quem busca um trabalho temporário e quer ter a oportunidade de colocar a Disney no currículo, pode aplicar para o programa de intercâmbio que chamamos de “ICP”.
É um programa apenas para estudantes universitários, que acontece uma vez por ano (nas férias de fim e começo de ano) e tem duração de 2 a 3 meses. Você pode trabalhar nos parques ou resorts em Orlando, nas lojas, restaurantes, atrações, etc. Para mais detalhes sobre os pré-requisitos, processo seletivo e opções de trabalho, leia o post com todas as informações para quem quer trabalhar na Disney.
Depois de ter feito o ICP, ainda existem duas possibilidades de voltar a trabalhar na Disney em Orlando. Há um segundo programa, chamado Park Greeter (PG), exclusivo para quem já fez o primeiro, no qual você vai trabalhar no verão americano por três meses (junho a agosto) representando o Brasil e ajudando os guests e grupos de excursão da América Latina.
Por fim, há a possibilidade de trabalhar lá por um ano, como Guest Relations. Esse último programa de intercâmbio tem diversos pré-requisitos e apenas quem já fez o ICP e o PG pode aplicar.
Outra possibilidade para universitários que querem trabalhar legalmente nos Estados Unidos, mas também em uma curta temporada, são os programas de Work and Travel. Com o auxílio de uma agência de intercâmbio você encontra uma vaga de trabalho por até 4 meses em qualquer canto dos EUA.
As vagas mais comuns são para trabalhar em restaurantes, hotéis e estações de ski, mas existem vários outros tipos de contratantes.
Também é preciso estar matriculado em um curso universitário por exigência do visto, e o programa acontece na época das férias, entre novembro e março (mas sua data de ida e volta é conversada diretamente com o contratante).
Mais uma possibilidade de trabalho temporário nos Estados Unidos, mas com duas diferenças: NÃO é preciso ser um estudante universitário para fazer o Camp Counselor e esse programa acontece no meio do ano, entre maio e agosto. Ou seja, pode ser uma vantagem para quem não faz faculdade ou já se formou, e para quem não quer ou por qualquer motivo não pode viajar no fim/começo do ano.
O Camp Counselor é um programa de intercâmbio específico para quem quer trabalhar como monitor de acampamento nos Estados Unidos. As responsabilidades são cuidar das crianças durante dia e noite, além de ajudar nas atividades e, em alguns casos, ensinar alguma coisa (como música, pintura, esportes…).
Também tem um post sobre o Camp Counselor aqui no blog, contando um pouco da experiência de quem já fez esse intercâmbio.
Por fim, uma opção para quem quer trabalhar nos EUA por um período maior. O Au Pair é um programa de intercâmbio que tem entre 1 e 2 anos de duração, no qual você vai trabalhar como babá para uma família americana.
Você vai viver na casa da família e cuidar das “crianças”, que podem ter de 0 a 17 anos. As responsabilidades do dia a dia são definidas de acordo com a necessidade de cada família, mas geralmente estão relacionadas a brincar, dar comida, dar banho, levar na escola, etc.
A grande vantagem desse intercâmbio é que ele é o mais barato da lista e ainda te dá a possibilidade de viver nos Estados Unidos legalmente por um período longo. Além disso, enquanto os outros programas exigem inglês avançado, o Au Pair exige apenas inglês intermediário.
Estas são algumas maneiras de se trabalhar nos Estados Unidos legalmente, com opções para todos os bolsos e gostos. Lembrando que, por mais divertidos que alguns deles podem parecer, são todos trabalhos e podem ser bem difíceis e pesados, tá? Mas são experiências muito enriquecedoras tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
Na minha opinião, se você tiver a oportunidade e puder investir, vale muito a pena! Para saber um pouco mais sobre a rotina de trabalho nos EUA, leia sobre minha experiência trabalhando na Disney.