maria fumaça

Passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João del Rey

Uma das principais atrações para quem vai a Tiradentes ou São João del Rey é o passeio de Maria Fumaça que vai de uma cidade à outra. A Estrada de Ferro por onde ela passa foi inaugurada por Dom Pedro II em 1881, e desde então nunca parou de funcionar. O trecho que Tiradentes a São João del Rey tem 12 km de extensão, e o passeio dura cerca de 45 minutos, com uma paisagem bem bonita!

Quer saber como funciona, quanto custa e outras informações que podem te ajudar a planejar o passeio de Maria Fumaça? Então assista o vídeo e leia a seguir:

Como comprar ingresso do passeio de Maria Fumaça?

Tiradentes

O ingresso da Maria Fumaça pode ser comprado diretamente nas bilheterias, tanto de Tiradentes quanto de São João del Rey. Porém, como o passeio é bem concorrido, o ideal é comprar o ingresso online, no site da VLI Logística, que é a empresa responsável. No site você também consegue verificar as datas e horários em que o passeio de Maria Fumaça acontecerá durante sua viagem.

O passeio acontece apenas aos fins de semana, de sexta a domingo na baixa temporada e de quinta a domingo na alta temporada. Os horários variam de acordo com a possível demanda, sendo que há dias com apenas uma viagem para cada sentido, e outros dias com até 4 horários diferentes.

Nós saímos de Tiradentes no trem das 11h, que saiu uns 10 minutinhos atrasado, e chegamos em São João del Rey 12h. Para voltar, pegamos o trem das 15h, tivemos um “imprevisto” e chegamos em Tiradentes novamente quase 17h (contei sobre isso no vlog!). Estavam queimando algo perto da linha ferroviária e aparentemente alguns bambus queimados caíram na linha, o que fez com que tivéssemos que esperar por quase 1 hora até conseguirem retirar tudo para seguirmos viagem.

Quanto custa o ingresso do passeio de Maria Fumaça?

  • Ida: 70 reais; Ida e volta: 80 reais;
  • Crianças até 5 anos não pagam;
  • Crianças de 6 a 12 anos, estudantes e idosos pagam meia (mediante comprovação);

Preste bem atenção na hora de comprar os ingressos! No dia que fomos tinha uma moça na nossa frente na bilheteria que comprou só a ida por engano e estava tentando comprar a volta na hora. Porém, além de não ter mais ingressos disponíveis, ela ainda teria que pagar mais 70 reais para comprar a volta separadamente.

Como é o passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João del Rey?

São João del Rey

Nós fomos de carro até a estação ferroviária de Tiradentes e estacionamos em um estacionamento municipal que fica bem em frente e custa 10 reais a diária. Fomos até a bilheteria para trocar nossos ingressos e logo em seguida entramos na fila para esperar a Maria Fumaça chegar. A estação de Tiradentes é minúscula, a bilheteria e a fila de embarque ficam coladinhas.

Minha dica é que chegue cerca de 1 hora antes do passeio para comprar ou trocar seus ingressos e entrar no comecinho da fila, assim você consegue escolher onde sentar, já que não há lugar marcado. Os vagões são diferentes uns dos outros, sendo uns com 4 lugares por fileira e outros com 3, uns com banquinhos de madeira e outros com banquinhos acolchoados.

  • A sugestão é sentar do quarto vagão para trás, para conseguir ver o movimento do trem. De Tiradentes a SJDR a sugestão é sentar do lado direito, e no sentido contrário sente do lado esquerdo — assim você vê melhor esse movimento e ainda vai vendo a paisagem da Serra de São José.

O passeio é lento e muito agradável. Passamos por algumas cidades e nos deparamos com adultos e crianças nas portas e janelas de suas casas dando tchau para o trem. Também passamos por lugares “desertos”, casinhas no meio do nada, vacas, cavalos e até capivaras. É lindíssimo!

Chegando em São João del Rey fomos conhecer o Museu Ferroviário e depois saímos para conhecer a cidade nas 2 horas e pouco que teríamos ali (e foi suficiente!). A estação de SJDR é bem maior e mais espaçosa, tem até uma feirinha lá dentro.

Lá, pelo menos no dia do nosso passeio, não havia uma fila de embarque. Cerca de meia hora antes do horário de partida eles liberaram a entrada no trem e cada um escolheu onde subir.

Dentro do trem há uma pessoa vendendo doces e outra vendendo água. Porém, durante a viagem não é permitido caminhar pelo trem, então faça suas compras ainda na estação.

Museu Ferroviário de São João del Rey

museu ferroviário são joão del Rey

O Museu Ferroviário de São João del Rey fica dentro da estação da Maria Fumaça e tem entrada gratuita. É bem pequenininho e dá para conhecê-lo em no máximo 20 minutos. Lá você vai aprender um pouco mais sobre a história da ferrovia e da Maria Fumaça, vai ver alguns objetos antigos e — o que eu achei mais legal — a Maria Fumaça que fez a viagem inaugural lá em 1881. Não dá para entrar nela, mas dá para ver por dentro os leitos, o “banheiro”e tudo mais (mostrei no vlog!).

A visita pode ser feita tanto na chegada quanto na volta, quando você achar melhor. Achei que valeu muito a pena visitar o Museu Ferroviário!

Na minha opinião, o passeio de Maria fumaça de Tiradentes a São João del Rey é imperdível! Planeje-se com antecedência para aproveitar o passeio ao máximo. Gostou das dicas? Já fez o passeio? Ficou com vontade de fazer? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião!

  • O blog Foco no Mundo agradece à VLI Logística pela parceria e cortesia nos ingressos. Ainda, toda opinião contida aqui é pessoal e verdadeira!

Vai viajar? Faça suas reservas com nossos parceiros!

Fazendo suas reservas com as empresas parceiras, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois a cada venda nós ganhamos uma pequena comissão. Dessa forma, podemos continuar produzindo conteúdo gratuito e te ajudando a viajar mais e mais! Só indicamos empresas de nossa confiança!
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

11 Comentários

  1. Geeeeente! Já aumentou pra 80 reais ida e volta?! Estive aí há dois meses e era 70!
    De qualquer forma, vale cada centavo gasto. Os cenários são lindos, né?

  2. Gabriela Torrezani Responder

    Nooossa, fiz esse passeio com meus pais quando eu tinha 10 anos de idade! Lembrava pouco e foi o máximo rever pelo seu post. Quero voltar. É mais caro do que eu imaginava mas sei que vale a pena!

    • Débora Resende Responder

      É uma delícia relembrar momentos marcantes da infância, né? Vale a pena sim!!

  3. Já tinha visto fotos desse passeio, mas nem sabia que as duas cidades eram assim pertinho uma da outra! Esse passeio de Maria Fumaça deve ser ótimo com a paisagem mineira ao fundo!

  4. Marcela Marques Responder

    Adorei as dicas! Quero fazer esse passeio de maria fumaça quando for a Tiradentes! Obrigada por compartilhar.

  5. Angela C S Anna Responder

    eu fiz esse passeio de trem de SJR a Tiradentes ano passado e adorei! mas não fui comportadinha como vc não, fiz o fervo lá dentro ahueahe ai voltamos de carro

  6. Pingback: O que Fazer em São João del Rei: 11 Atrações e Dicas Essenciais!

Escreva um comentário