Minha viagem a Istambul foi um choque de realidade muito grande e ao mesmo tempo foi uma experiência incrível! Eu adoro conhecer novas culturas, religiões, costumes e pensamentos — o que acontecia a cada segundo na cidade. Foi ótimo viver um pouco de um local tão diferente, além de poder visitar atrações maravilhosas. Você sabe o que fazer em Istambul e quanta coisa legal o destino tem a oferecer?
Istambul é uma cidade muito antiga (com mais de 2600 anos!), que antigamente era conhecida como Constantinopla. É a única cidade do mundo que está em dois continentes ao mesmo tempo.
Eu passei 5 dias na cidade e deu para conhecer com calma tudo que eu queria. Me hospedei no Metropolis Hostel, que é super bem localizado e tem um café da manhã bem gostoso. Escolhi me hospedar no bairro de Sultanahmet por ser mais central e perto das principais atrações turísticas. Eu achei a cidade muito bem estruturada, o transporte público é muito eficiente (você pode ir do aeroporto para o centro de metrô) e praticamente todo mundo fala inglês.
- Leia também: Passeio de balão na Capadócia;
O que fazer em Istambul?
Aya Sofia
Aya Sofia ou Basilica de Santa Sofia foi construída em 537 para ser a catedral de Constantinopla. Já foi uma catedral católica, uma mesquita e desde 1935 é um museu. Ela é linda por fora e maravilhosa por dentro, cheia de detalhes e muito luxuosa! O ticket para visitar o interior da basílica custa 30 liras, em média 10 euros.

Mesquita azul
Em frente a Aya Sofia você vai encontrar a Mesquita azul, uma das principais mesquitas de Istambul. A visita é gratuita e é um lugar lindo. Para visitar o interior da mesquita, os homens devem estar de calças e com os ombros cobertos e as mulheres devem estar com braços, pernas e cabeça cobertas.
Antes de entrar você pode pegar emprestado um lenço para cobrir a cabeça, e, caso esteja com roupas curtas ou justas, eles emprestam uma espécie de vestido bem larguinho e comprido. Também não é permitido entrar de sapatos, então você deve pegar uma sacola e guardá-los. Mesmo com tantas regrinhas, vale a pena visitar o interior da mesquita e conhecer um pouco mais dessa cultura tão diferente. Cinco vezes ao dia, você irá ouvir o chamado para as orações na cidade inteira, e nesse horário apenas os muçulmanos podem ficar dentro da mesquita.
Dentro da Mesquita azul, área reservada somente para homens.

Cisterna da Basílica
Perto das duas atrações acima está a Cisterna da Basílica, que é a maior cisterna de Istambul — com capacidade para armazenar até 30 milhões de litros de água. Hoje ela está desativada e se tornou uma das principais atrações da cidade.
É um lugar bem diferente, subterrâneo, um pouco escuro e com várias colunas e algumas passarelas para que os visitantes possam andar pelo local. Se você acredita nessas coisas, jogue uma moedinha na “fonte dos desejos”. O ticket custa 10 liras (mais ou menos 3 euros). Quando estávamos lá, eu e meu namorado brincamos que estávamos na câmara secreta haha
NÃO SE ESQUEÇA DE RESERVAR SEU SEGURO VIAGEM PARA A TURQUIA
Torre de Gálata/ Ponte de Gálata
Mesquita azul vista a partir da Torre de Gálata
A Torre de Gálata tem 67 metros e é um ótimo local para ver a cidade do alto. É possível dar uma volta inteira na torre e ver a cidade toda, as mesquitas e até a parte asiática. A subida é feita de elevador e o preço é 25 liras. Se você sair de Sultanahmet e for andando até a torre, você vai passar pela Ponte de Gálata que é bem grande, tem alguns restaurantes, vários pescadores e passa por cima do Rio Bósforo.

Lado asiático
Cansou da Europa e quer dar um pulinho na Ásia? Você pode fazer isso sem sair de Istambul. Vá para a estação Eminönü (pode ir de tram) e pegue um barco em direção a Üsküdar. Esse barco cruza o rio Bósforo e te deixa no lado asiático da cidade, em um rápida viagem que dura cerca de 20 minutos.
Confesso que chegamos lá sem saber muito o que fazer e fomos andando meio sem rumo até onde pareceu a parte mais central do bairro. Vimos um mercado de peixes e frutas, além de algumas lojinhas. Como estávamos meio perdidos e sem internet, acabamos indo embora bem rápido sem conhecer muita coisa. Se quiser mais informações e dicas sobre o lado asiático, de uma olhadinha nesse post do blog Esse mundo é nosso.

Grand bazar
O Grand bazar é o maior e mais antigo mercado do mundo, e lá é possível encontrar especiarias, doces, roupas, bijouterias, souvenirs e várias outras coisas.
É um local que vale muito a pena visitar, mas só vale a pena comprar lá se for algo muito específico que você não tenha encontrado em outro lugar. Eu comprei alguns doces e souvenirs, e depois vi que nas lojinhas perto da Mesquita Azul os doces custavam metade do preço que eu paguei. Além disso, um dos doces (que veio fechadinho em uma caixa) estava cheio de formigas e eu tive que jogar no lixo. Ah, se for fazer compras por lá, pode pechinchar sem medo.


Palácio de Topkapi e Palácio de Dolmabahce
Eu não visitei esses locais, mas são bem famosos e recomendados. Ambos foram residências de sultões e são abertos a visitas.
Essas são as principais atrações da cidade e o que eu considero imperdível. A única coisa que eu queria muito fazer e não consegui foi o banho turco, mas você pode ler mais sobre ele no blog Viciada em viajar.
Agora que você já sabe o que fazer em Istambul, deixa um comentário e me conta o que parece mais interessante na sua opinião =)
- Conheça alguns Patrimônios mundiais da Unesco na Turquia, no blog Ligado em Viagem.